Lançamento de livro reúne experiências transformadoras dos Programas Profissionais de Pós-Graduação em Ensino do Rio Grande do Sul
Obra Destaca a Importância dos Mestrados Profissionais na Inovação do Ensino, com Participação do PPGCITED, do CAVG/IFSul
Recentemente, foi lançado o livro Programas Profissionais de Pós-Graduação em Ensino do Rio Grande do Sul, uma obra que reúne experiências e práticas inovadoras de diversos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Ensino, com foco nas áreas de Ciências, Tecnologia e Matemática. Organizado por instituições de ensino superior gaúchas, o livro reforça o compromisso dessas instituições com a formação contínua de professores, a pesquisa aplicada e a criação de materiais didáticos e instrucionais que impactam diretamente a sala de aula.
Com contribuições de universidades e institutos federais do estado, a publicação expõe como os mestrados profissionais têm se tornado um motor de transformação na educação, por meio da criação de metodologias inovadoras, da avaliação crítica do ensino e da valorização dos professores como protagonistas do processo educacional. Ao unir teoria e prática, o livro se apresenta como uma alternativa ao modelo tradicional de ensino e ao excesso de produtividade acadêmica, buscando, assim, renovar a educação básica e também a do ensino superior.
Destaque para o PPGCITED
Entre os capítulos, destaca-se a contribuição do (PPGCITED), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Pelotas Visconde da Graça (CaVG), que completou 10 anos de história (2014–2024). O capítulo, intitulado "Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação – PPGCITED: 10 anos de história na região sul do Rio Grande do Sul", é assinado pelos docentes Maykon Gonçalves Müller, Maria Isabel Giusti Moreira e Nelson Luiz Reyes Marques.
No capítulo, os autores fazem um panorama sobre o percurso do (PPGCITED), destacando sua origem, os princípios pedagógicos que sustentam o programa e os avanços que ele trouxe ao longo dos últimos dez anos. Além disso, o texto também faz uma reflexão sobre os desafios enfrentados e as perspectivas futuras, colocando o programa como um exemplo de como a articulação entre ensino, pesquisa aplicada e extensão pode fortalecer a formação dos educadores.
De acordo com os autores, o PPGCITED tem se mostrado um espaço privilegiado para a formação de professores da educação básica e técnica, ao integrar a produção científica com as necessidades do ensino nas escolas. Os projetos desenvolvidos dentro do programa têm contribuído para a melhoria do ensino, valorizando o trabalho dos docentes e promovendo a construção coletiva de saberes a partir das realidades vividas nas escolas.
O livro está disponível gratuitamente em formato digital, por meio da Editora da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Acesse aqui a obra.
Redes Sociais